Greve de coletores de lixo afeta serviços em Itapira; coleta deve voltar à tarde
Os serviços de coleta de lixo em Itapira foram afetados na manhã desta sexta-feira, 16, devido à paralisação dos funcionários da empresa ESN Prestação de Serviços Guararapes Ltda., responsável pela limpeza urbana no município. Nesta quinta-feira, 15, eles deflagraram greve devido à problemas em relação às condições de trabalhos oferecidas pela empresa.
A Prefeitura informou que está ciente da situação e acompanhando de perto as medidas adotadas pela empresa para resolver os problemas apontados pelos trabalhadores.
De acordo com o comunicado oficial, equipes da Secretaria de Serviços Públicos e do Setor de Segurança do Trabalho estiveram no pátio da empresa para elaborar relatórios técnicos que serão enviados à Secretaria de Recursos Materiais. Com base nesses documentos, poderão ser aplicadas sanções previstas no contrato, incluindo a possibilidade de multas.
A paralisação teria sido motivada por questões estruturais, como a condição de veículos utilizados na coleta. Segundo a Prefeitura, alguns reparos já estão sendo realizados e a previsão é de que o serviço seja parcialmente retomado ainda hoje, no período da tarde.
Enquanto busca soluções emergenciais para minimizar os transtornos à população, o município também segue com o processo de licitação para contratação de uma nova empresa para os serviços de coleta e varrição. A sessão mais recente do certame ocorreu na segunda-feira,12, quando foi concluída a fase de análise de documentos. As duas empresas habilitadas seguem agora para a fase de prova de conceito, que será realizada até o dia 20 de maio.
Caso as empresas sejam aprovadas nesta etapa, o processo seguirá para a fase de recursos. Na sequência, serão assinados os contratos e emitidas as ordens de serviço para o início das atividades em Itapira.
A Prefeitura reforça que está empenhada em garantir a regularização dos serviços e pede a compreensão da população durante esse período de transição.