Comerciante e comerciário mais antigos de Itapira serão homenageados pela ACEI
A Associação Comercial e Empresarial de Itapira (ACEI) realiza, na próxima sexta-feira, 09, uma cerimônia especial para homenagear dois nomes de grande relevância no comércio itapirense: a empresária Hellene Riskallah Aek, conhecida como dona Evelina, e o historiador Arlindo Bellini.
Aos 98 anos, dona Evelina será reconhecida como a comerciante em atividade há mais tempo na cidade. Natural da Síria, ela chegou ao Brasil em 1949, desembarcando no porto de Santos e fixando residência em Itapira, onde, ao lado do marido, fundou uma loja de calçados na Rua José Bonifácio. O comércio funcionava ao lado do antigo Bazar 25, onde hoje está a relojoaria do Lalo.
O empreendimento evoluiu para a tradicional “Casa Munir”, que segue em funcionamento até hoje no mesmo quarteirão da antiga Rua da Estação, na esquina com a Campos Salles. Dona Evelina é considerada a comerciante mais antiga da cidade e também foi figura importante no acolhimento de parentes e amigos vindos da Síria, que buscavam abrigo no Brasil em meio à guerra civil em seu país natal.

Já Arlindo Bellini, de 84 anos, será homenageado como o comerciário com mais tempo de atuação. Sua trajetória no trabalho começou cedo, aos 9 anos, numa oficina de fabricação de móveis e reformas. Passou pelo Cartório do 1º Ofício, Escritório de Contabilidade de Azum Pereira de Macedo e Benedito Calil e, mais tarde, integrou a redação e tipografia do jornal Folha de Itapira. Desde 1958, trabalha ao lado do comerciante Artur Baiochi Neto, na tradicional Casa Baiochi, localizada também na Rua José Bonifácio.
A homenagem da ACEI reconhece a contribuição de ambos à história e ao desenvolvimento do comércio local, valorizando décadas de dedicação, esforço e presença ativa na vida econômica e social de Itapira.